quarta-feira, 4 de julho de 2012

Boi Caprichoso apresenta o Tema " VIVA A CULTURA POPULAR "



Com um “Brasil de todas as cores” o boi Caprichoso defendeu o tema Viva a Cultura Popular. O apresentador Junior Paulain representando Patativa do Assaré, abriu o espetáculo animando a galera com a toada “Sentimento Caprichoso”. Do alto do céu de uma altura de 50 metros o Levantador de Toadas David Assayag que representou Luiz Gonzaga, ícone da música brasileira chegou emocionando e provocando delírio na galera.

Com o berrante Junior fez a chamada tradicional chamando Marujada de Guerra que veio representando os folguedos juninos.

Na arena adentravam os módulos da Exaltação Folclórica “Viva o povo brasileiro” simbolizando o colonizador, o negro, o índio e o nordestino, obra do artista Juarez Lima. Boneco Gigantes representaram as manifestações folclóricas brasileiras (Dona Aurora, Seu Gigante, o Sr. da Madrugada, Caboclo de Lança do Maracatú, O Rei do Reisado, Ogum, Baiana do Bonfim, Joãozinho Trinta que acompanhavam a apresentação.

A cultura popular se configurou com os dançarinos que representaram a cultura dos estados brasileiros, lamparineiros, o Boi-Bumbá de Parintins com Cordão de Ciranda, Quadrilha Junina, Roda de capoeiras, Grupo de candomblé, Dança indígena, Cordão de bumba-meu-boi, Brincantes da Cavalhada, Cordão de Pastorinha. O cenário ficou completo com o grupo cênico representando a farinhada, o artesão caboclo, as Benzedeiras e Parteiras. Na galera a Procissão de São Pedro. O anfitrião Boi Caprichoso surgiu na estrela central da alegoria.

O Amo Edilson Santana representando Roque Cid surgiu no meio do bailado conduzindo o bumba-meu-boi do Maranhão, com Pai Francisco, Catirina e Gazumbá. A Sinhazinha Thainá Valente chegou representando o universo da literatura infantil. Vaqueirada exaltou a Arte do Folclore Popular. Com a toada Viva a Cultura Popular, o Caprichoso concorreu Toada Letra e Música.

Outro momento forte foi a aparição da Porta-Estandarte Jeane Benoliel que inovou com o estandarte mostrando um Brasil de todas as cores representando a Aquarela da Cultura Popular. O apresentador Junior Paulain trocou de figurino e surgiu na arena de Caboclo Farinheiro na Figura Típica Regional trazendo a rainha do Folclore Brena Dianná. A mesma alegoria transformou-se em Lenda Amazônica, o Curupira trazendo a Cunhã-poranga Maria Azêdo que veio nas mãos do Curupira.

A marca incomparável do Caprichoso esteve presente no tribal iniciando com a Celebração Indígena Mawacá reunindo as tribos no Upuracê Tribal.

O espetáculo à parte foi do Pajé Waldir Santana que chegou acompanhado de dez legisladores, benzeu os tuxauas enquanto preparava o Ritual Indígena Araweté do artista Rossy Amoêdo. Quando todos pensavam que o espetáculo havia encerrado a celebração indígena Mística Xinguana adentrou a arena em uma dança de sincronia e perfeição.








Fonte: http://www.boicaprichoso.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário